Sessão na Câmara de Cajazeiras debate prevenção ao suicídio com profissionais, público e vereadores

  • Autor: Nova Opinião - Data 24/09/2018

A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, através de uma propositura do vereador Jucinério Félix (PPS), promoveu uma sessão especial em alusão à campanha Setembro Amarelo para discutir com profissionais de saúde e com a população as questões relacionadas ao suicídio.

Para dar palestras na tribuna da Câmara, o vereador Jucinério convidou as psicólogas Luciliane Granjeiro, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental que atua no CAPS AD de Cajazeiras, e Mônica Sanner, coordenadora de saúde mental do município.

No auditório e no plenário, outros profissionais e gestores de saúde do município e do Estado marcaram presença e colaboraram com as palestrantes. Os demais vereadores também acompanharam a sessão, que foi liderada pelo presidente da Câmara, Marcos Barros (PSB).

Antes das falas das duas profissionais, Jucinério Félix ressaltou sua preocupação com os índices de suicídio na região de Cajazeiras, fato que motivou a sessão. O vereador conclamou não só as autoridades de saúde para investirem mais nas políticas públicas de prevenção ao suicídio, como também alertou os cidadãos para a importância de ouvir mais o próximo. Para Jucinério, muitas vezes dar atenção ao outro pode evitar um comportamento suicida.

Já as psicólogas Luciliane Granjeiro e Mônica Sanner exibiram dados referentes às taxas de suicídio no Brasil, na Paraíba e na região de Cajazeiras; detalharam e enalteceram os trabalhos dos CAPS e outras instituições de apoio e falaram sobre sinais comportamentais, transtornos psicológicos, entre outras questões acerca do tema.

Suicídios no Brasil

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. Para reverter este quadro, foi criado o movimento mundial Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, sendo 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O objetivo é alertar a população sobre o problema e mostrar que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Fonte:

Desenvolvido por Quick
Todos os direitos reservados ao portal Nova Opinião