Bola tecnológica é uma das atrações da Copa; confira os detalhes

  • Autor: Redação - Data 15/06/2018

Para a Copa da Rússia, iniciada nesta quinta-feira, com a vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita, por 5 a 0, a Fifa buscou alcançar o ápice da evolução tecnológica. Um dos principais objetos de pesquisa foi a “Telstar 18”, bola da Adidas. Ela conta, por exemplo, com um chip que permite monitoramento em tempo real durante os jogos. A partir disso, a entidade terá acesso detalhado a alguns dados como: deslocamento, posicionamento global, velocidade etc


De acordo com os Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais - EMPA, a bola do Mundial passou por mais de mil testes até receber o “selo de aprovação”. Para isso, a Tesltar 18 suportou experiências bizarras, como ser esmagada 250 vezes dentro de um tanque de água e até ser jogada de uma altura de dois mil metros.


Mesmo assim, a bola ainda foi objeto de críticas dos goleiros que testaram. Os arqueiros espanhóis De Gea e Pepe Reina reclamaram da trajetória. Mas, segundo os cientistas, o motivo é a aparência não convencional, uma vez que possui "elementos irregulares com impressões assimétricas”.


Mesmo com características inovadoras em seu material e em sua estética, como a superfície áspera com relevos em forma de micro-quadrados, a Telstar 18 ainda tem atributos para agradar quem tem preferências mais conservadoras. Os designers optaram por adotar um estilo clássico neste quesito e cores preta e branca. A opção agradou principalmente os saudosistas, já que desde a Copa de 1998, na França, a bola utiliza variadas cores.


E o classicismo não para por aí. A bola desta edição busca homenagear a “Telstar”, utilizada na Copa do Mundo de 1970, disputada no México, que consagrou o tricampeonato mundial da Seleção Brasileira.


Das pesadas com cor marrom predominante até as mais coloridas, diversas bolas representaram a Copa do Mundo. No ápice da evolução estética e tecnológica, a Telstar 18 promete cumprir com perfeição seus objetivos dentro do principal evento esportivo do planeta.

Fonte: Super Espostes

Desenvolvido por Quick
Todos os direitos reservados ao portal Nova Opinião