Moradores do Sertão paraibano registram chuva de granizo e meteorologista explica fenômeno

  • Autor: Redação - Data 09/01/2018

Moradores de alguns municípios do Sertão paraibano usaram as redes sociais para compartilhar vídeos registrados na noite da última segunda-feira (08) mostrando a chuva de granizo. Em um dos registros, é possível ver crianças em pegando as pedras de gelo.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), Carmem Becker, afirmou que no município de São José do Sabugi, choveu 48 milímetros, enquanto em Patos, que fica a apenas 59 km de distância, choveu apenas 0,8 mm, o que mostra como a precipitação foi concentrada.

“Em relação ao granizo, ouvimos apenas os relatos dos cidadãos, mas esse tipo de fenômeno é comum quando ocorre uma chuva muito forte depois de uma onda de calor. Isso deve ter acontecido entre o final da tarde e o começo da noite”, explicou a meteorologista, lembrando ainda que em Santa Terezinha foram registrados 6,2 mm.

O granizo é um tipo de precipitação que cai do céu em forma de gelo sólido em pequenos pedaços. Normalmente, esses pedaços têm mais de cinco milímetros, mas podem aparecer alguns de tamanhos bem maiores. O granizo forma-se a partir de uma nuvem muito específica que recebe o nome de cumulonimbus, que costuma aparecer nas áreas tropicais e quentes.

Fonte: Paraíba.com.br

Desenvolvido por Quick
Todos os direitos reservados ao portal Nova Opinião