-

Pragas Urbanas, o que são?

  • Postado em 23-10-2016

Estaremos a cada quinze dias trazendo notícias, explicações e curiosidades sobre Pragas Urbanas e de seus reais perigos para o ser humano e meio ambiente em geral.

Pragas Urbanas, o que são.

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana. Os principais exemplos são baratas, moscas, pernilongos, formigas, escorpiões, morcegos, ratos, pombos, caramujos, entre outros. Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

Aranhas e seus perigos reais!

Aranhas mais venenosas do mundo...

As aranhas são aracnídeos que, geralmente, ocasionam sentimentos variados a nós, seres humanos. Há pessoas que tem medo, outras, apenas, repúdio e ainda há quem tenha fascinação e encantamento por esses animais.

Porém, seja qual for o sentimento, temos que tomar muito cuidado com as aranhas e saber que ainda que existam aquelas que não oferecem perigo ao ser humano, existem outras que são extremamente venenosas, cujo veneno pode ser fatal. Conheça agora as aranhas mais venenosas do mundo:
Aranha-Marrom (Gênero Loxosceles).

Aranhas mais venenosas do mundoA Aranha-Marrom, encontrada no Brasil, no restante das Américas, na África, sul da Europa e China, apesar de pequena (3 cm) é possuidora de um dos venenos mais potentes do mundo. Ele age sobre os tecidos da pele e do músculo e destrói os glóbulos vermelhos do sangue. E embora a princípio a picada não doa, com o passar do tempo o local começa a arder e em seguida incha e fica vermelho.

Caso não haja tratamento, a picada poderá ocasionar uma úlcera (um buraco) que leva muito tempo para cicatrizar, o que, em alguns casos, pode exigir um enxerto de pele.
Essa espécie é responsável por 50 ocorrências em São Paulo, apesar de ser mais encontrada na região sul do país.

Fique atento: Ela costuma ficar dentro de roupas e sapatos

 

Artigos do Colunista

Desenvolvido por Quick Tecnologia
Todos os direitos reservados ao portal Nova Opinião